Confira os encantos de um jardim de inverno brasileiro
Que o inverno tem seus encantos, ninguém duvida. Mas o que poucos se atentam é que o inverno oferece segredos mágicos para quem se aventura em um passeio ao ar livre nas primeiras horas de cada manhã. Se você também é um dos que não se espanta com o frio, com certeza já se deparou com alguma dessas maravilhas. Mas se você é adpeto do espere o sol sair, não se preocupe. Você ainda pode curtir a natureza nesta época do ano e se encantar com ela.
Confira o artigo do paisagista André Cenak sobre as impressões de inverno no jardim da sua casa e se delicie. Jardim este que foi eleito o melhor do Brasil. Leia aqui.
Olá, amigos, tudo bem? No texto de hoje, falaremos sobre as coisas boas do inverno. Dedico este texto a minha esposa Laura! Todo inverno ela se alegra com tantas coisas, que resolvi elencar algumas de suas alegrias.
Observar a natureza e perceber como ela se comporta em cada estação do ano é um privilégio.
Por conta do frio, falta de chuva e a baixa umidade relativa do ar, somos estimulados a ficar mais tempo no jardim para nos aquecer ao sol. Quando a temperatura cai, em nossa região, ela provoca algumas mudanças que são características marcantes do inverno. E é justamente nesses momentos que observamos essas transformações.
A inflorescência de algumas espécies vegetais é intensa e como as folhas já caíram o outono, o contraste do céu azul com as flores dessas árvores são realmente uma pintura de perder o fôlego!
Jardim de inverno e suas delicadezas
O vento também é diferente no inverno, aqui em casa ele é mais suave nessa época e promove uma chuva de flores. Lindos tapetes coloridos são criados no jardim. As formigas estão vorazes nessa época, temos que monitorá-las de perto para que não cortem as folhas de todas as plantas.
Pássaros, como os canarinhos-da-terra estão abundantes, vem comer canjiquinha todo dia. Os jacus também participam da festa. E como tem jacu por aqui! Uma verdadeira gangue.
Tiê-sangue, saíra-verde, saíra-azul, saíra-amarela, guachos, sabiás laranjeira, bem-te-vis, entre outros, nos aguardam ansiosos pelo banquete que servimos todas as manhãs nos cochos de alimentar pássaros. Banana, abacate, mamão, laranja, canjiquinha são parte do cardápio.
Colher os morangos pela manhã, antes que os pássaros os comam, é um desafio diário.
Os miquinhos estão mais atrevidos e chegam cada vez mais perto de casa, para comer os mamões e bananas do jardim.
As flores das azaléas são uma explosão de cores rosas e vermelhas. As diversas orquídeas também reagem muito bem ao frio e iniciam suas floradas. Passear pelo jardim é uma surpresa a cada dia.
Neste ano, tivemos a primeira florada dos nossos ipês rosas. Os ipês amarelos já estão começando a abrir seus primeiros botões de flor e, na sequência, teremos a florada dos ipês brancos. O Jardim de inverno e suas delicadezas ganham a cada dia mais sutilezas.
Os mulungus são nativos de nossa região e a cada ano as floradas são maiores. O vermelho intenso de suas flores, atraem pássaros como tucanos e beija-flores.
Um sol morninho de dia, e uma fogueira quentinha a noite! Aliás, o pôr do sol fica mais bonito nesta época! Um vinho para quem gosta de vinho, um chá para quem gosta de chá e um whiskey para quem gosta de whiskey.
Assim é o nosso inverso, cheio de contrastes e beleza!
“Não gosto do frio, mas amo o inverno” é uma frase recorrente de minha esposa, Laura! Concordo com ela. E você?
Acompanhe nossas dicas no Instagram: @jardimsalvaterra
Grande abraço,
André Cenak
Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall.
Comments