Leve arte à sua mesa
Por Luan Damiano I Chef e Sommelier
Esta semana é semana de culinária aqui na Art Wall. Porque nós acreditamos que a arte é um estado de espírito e ela pode e deve ser cultivada em todas as suas formas. Por isso, damos mais uma vez a palavra ao nosso parceiro, o Chef e Sommelier Luan Damiano, que nos ensina a fazer de maneira descomplicada um belo Risoto. Com a palavra, o Chef:
Olá leitores e clientes da Art Wall !
Hoje vamos falar de um prato clássico italiano que caiu no gosto dos brasileiros: O Risoto.
O Risoto foi difundido bastante na região norte da Itália, mais precisamente na cidade de Milão, por causa de sua produção e plantação de grãos de arroz típicos para este preparo com arbório, carnaroli e vialone.
Você sabe como faz um Risoto da forma correta? Se ainda tem dúvidas fique atento aos detalhes a seguir.
Fotos: Arquivo Pessoal
Primeiro passo: a escolha do arroz e das utensílios
Vamos começar pela escolha de ingredientes e utensílios.
O Arroz deve ser especifico para o preparo, pois ele contém quantidade maior de amido do que o arroz comum, os mais conhecidos são arbório e carnaroli
Um detalhe muito importante é que só podemos chamar de risoto preparos feitos com um dos tipos de arroz citados acima, a diferença entre eles na quantidade de amido e textura depois de pronto.
O arbório passa o ponto mais rápido, mas tem mais amido.
O arroz carnaroli tem menos amido, mas mantém sua textura ao dente por mais tempo facilitando produção em maiores quantidades.
Utensílios fundamentais para fazermos um risoto em casa são: uma boa panela de fundo grosso (inox fundo triplo sempre será melhor) e uma colher de silicone para evitar quebrar os grãos na hora da selagem.
Segundo passo: caldo é o segredo do risoto de sucesso
Fazer um bom caldo, (olhar aqui post anterior que fizemos para o blog da Art Wall)
Terceiro passo: cebola
Picar uma cebola em cubos bem pequenos com azeite e sal, refogar levemente até que ela fique com uma cor dourada.
Quarto passo: selagem
Selar os grãos de arroz com a cebola e uma gordura, pode ser azeite ou manteiga até que eles fiquem quentes.
Quinto passo: deglacear
Adicionar vinho ou outra bebida que contenha acidez (isso ajuda na liberação de amido e equilíbrio de sabores do prato).
Sexto passo: cozinhar
Adicionar o caldo aos poucos e ir sempre mexendo até que chegue ao cozimento adequado para adicionar o sabor se desejado.
Normalmente entre 12 e 14 minutos (já começa a conta enquanto começa a selar os grãos) depende do seu ponto ideal e sua chama do fogão também.
Mas o melhor é provar e escolher seu ponto preferido.
Sétimo passo: aromas e sabores
Adicionar um sabor para seu risoto por exemplo: cogumelos, alho poro, Parma, copa, pera e brie, de preferência já refogados e temperados.
Oitavo passo: Mantecar
Com 15 a 17 minutos desligue o fogo.
Adicionar manteiga gelada em cubos.
Nono passo: Queijo
Adicionar um bom parmesão ralado bem fininho.
Décimo passo: descanso
Descansar com a panela tampada por 2 minutos antes de servir, se preciso corrigir a sua consistência com um pouco de caldo .
Acertar o sal e pimenta do reino e ...
Bom apetite!
Se ainda tem dúvidas no preparo tem vídeo completo no canal cozinhando com o Luan.
Me contem nos comentários se fizeram e como foi a experiência.
Por Luan Damiano I Chef e Sommelier
Olá! Eu sou Luan Damiano, Chef e Sommelier Internacional, proprietário da Focacceria Boa Ideia - padaria em casa e professor de gastronomia pelo Senac de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.
O meu lema é que Cozinhar bem é Simples ! Por isso vou sempre trazer aqui no blog da Art Wall dicas que vão fazer a diferença na sua cozinha de maneira descomplicada.
Neste post, trago um passo a passo para arrasar com aquele risoto da sua preferência. Boa Leitura!
Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.
Comments